10 de abril de 2009

Principais pincéis usados na pintura.
Chato Longo (Stroke) Chato Curto (Short Bright) Língua de gato (Filbert) Chanfrado (Angular) Leque (Fan) Trincha (Paint Brush) Redondo Curto (Spotter) Redondo (Round) Redondo Longo (Liner) Chanfrado (Striper) Pituá (Mop) Broxa / Batedor (Stencil) Garfo (Pipe)

Pintura porcenalizada

ESQUEMA PARA PINTURA SOBRE TECIDO MOLHADO

Primeira Etapa
  • Transfira o risco com auxilio de carbono de cor clara ou a mão livre com lápis 6B.
  • Molhe todo o tecido com o produto indicado.
  • Pincel Condor ref. 456 – Frutas: preencha totalmente as frutas com a cor mais clara, tomando cuidado para não deixar falha. Em seguida, contorne coma segunda cor mencionada, puxando para o interior, mantendo o centro claro.
  • Pulverize uma fina camada do produto sobre todo o trabalho.
  • Pincel Condor ref. 456 – Flores: aplique a cor nas pétalas no sentido do centro para as pontas deixando as pontas mais suaves.

· Molhe novamente todo o trabalho.

· Pincel Condor ref 456 - Folhas: preencha na forma indicada como no desenho, obedecendo ao sentido das flechas

  • Molhe novamente todo o trabalho.
  • Pincel Condor ref. 456 – Fundos: aplique uma fina camada e suave, sempre com movimentos circulares, no sentido do risco para fora, ao redor de todo o trabalho.
  • Desta etapa em diante não molhe mais o trabalho. Trabalharemos apenas com a umidade contida na peça.
  • Pincel Condor ref 410 – Cortes das folhas: aplique o branco para iluminar as folhas, sempre em pequenas quantidades e com leveza, no sentido das flechas.
  • Pincel Condor ref. 410 – Cortes das flores: será feito no sentido das pontas para o centro procurando sempre converter as, pinceladas das pétalas em direção ao miolo.
  • Deixe a peça secar na posição horizontal por 12 horas, principalmente para a fixação das cores no tecido e para a evaporação da umidade.
  • OBS: Não deixe o trabalho secar a posição vertical, pois desse modo, o tecido poderá manchar e não deixe a peça secar ao sol, pois isso impedirá a infiltração das cores ela deve secar a sombra no processo natural.

Segunda Etapa

  • Molhe novamente todo o trabalho com o produto indicado
  • Pincel Condor ref. 458 – Fundo Externo ou Sombra: faça o contorno com movimentos circulares ao redor de todo o risco (obs. Trabalhar em pequena extensão).
  • Molhe novamente todo o trabalho.
  • Pincel Condor ref. 458 – Fundo interno ou separação: nesta parte vamos escurecer os elementos (flores, folhas e furtas), que estão atrás ou abaixo sempre utilizando pouca tinta e espalhando para não saturar o trabalho.
  • Desta etapa em diante não molhe mais o trabalho.
  • Pincel Condor ref. 410 – Frutas: contorne todas as frutas com a primeira cor indicada, sempre com movimentos direcionado para o centro. Com a segunda tonalidade, escureça somente onde houver a sombra. Aproveite para fazer o brilho (luz) e os demais acabamentos das frutas.
  • Pincel Condor ref. 410 – Flores: Procure aplicar a tonalidade escolhida ao redor do miolo, espalhando para as pontas. Posteriormente, trabalhe com o branco no sentido contrário (obs. Essa é a segunda camada de branco que o trabalho recebe).
  • Pincel Condor ref. 410 – Folhas: vamos retocá-las somente com o branco, onde já foi aplicada.
  • Pincel Condor ref. 410 – Acabamento: prosseguir de acordo com o modelo escolhido.
  • Obs.: Na primeira etapa do trabalho, as cores aplicadas irão ¨borrar¨ criando nuances. Não se preocupe esse borrão faz parte da primeira etapa.
  • Para molhar o tecido utilize um pulverizador de planta contendo:
  • 01 copo de água para 01 copo de álcool 92 graus ou somente álcool se for inferior a 56 graus.